30.3.08

Eu sei quem posso ser porque fostes quem és

Quando reflito sobre a nossa juventude evangélica, a cada dia penso mais e a cada mais menos, fico um dó de dúvida: é assim que deveria ser? Como resposta meu amigo em prosa indignada: “precisamos de referenciais e não de referem-se-ais”. Concordei.

Jesus de Nazaré, em seu ministério na Galiléia, fez perguntas aos seus seguidores que devem nos guiar a um modelo apropriado de liderança: “quem o povo diz que eu sou?”, e logo em seguida, “e vocês? quem vocês dizem que eu sou?” (Mc 8.27-29, NTLH). Desta forma o Mestre focalizou as expectativas dos outros quanto à sua pessoa e seu ministério. Suas indagações foram como clarões de luzes que adentraram imperceptivelmente aqueles corações e delimitaram as estradas e os horizontes das vidas ali. E ali temos não o que critica, mas o que deixou-se ser criticado, apesar das limitações das réplicas. Aprendi que o importante é que nós líderes transpareçamos nossas motivações e objetivos àqueles que estão sob nossos cuidados. Assim, nossa integridade resistirá aos tempos e ventos.

Ser um referencial numa geração onde os modelos são raros exige de nós um estilo de vida em-pático. Alguém já disse que nestes dias pessoas não seguirão idéias, mas seguirão amigos. E não é que o Nazareno se fazia presente na periferia do mundo? – “Jesus e os discípulos partiram para as aldeias de Cesaréia de Filipe...” (Mc 8.27, NTLH). O método de Jesus era o método do encontro. Versejou lágrimas e dissipou temores no estar-junto. Ele esteve a quem esteve tão só – e estar faz tão bem quando se quer bem. O bem, meu bem, é irreparável. E porque fugimos muitas vezes?

Penso, por vezes, nisso tudo; colorindo a mente. E eis o segredo sagrado: o Cristo – o referencial. Alguém que nunca abandonou o projeto de Deus – isto é, pessoas. Então, ajude-nos Cristo, a não desistirmos desta geração! Lidere-nos!

18.3.08

Quando Jorge Amado se encontra com a Casa de Davi

Não divido a música em evangélicas e seculares, prefiro dividir em músicas boas e músicas ruins. Pois existem muitas músicas chamadas “gospels” que falam a palavra Jesus, mas não condizem com o evangelho e, outras músicas chamadas seculares que são a pura beleza do amor e da vida.

Ouvi uma música que conta a história de uma mulher que se apaixona por um homem e que a única coisa que ela deseja é ele. No fim eles dançam juntos por causa do amor que ele lhe deu.

Por Causa do Teu Amor
O teu amor me alcançou
O teu olhar me conquistou
A tua voz me encheu de alegria
Com novo óleo me ungiu
Com linho puro me vestiu
Com jóias me cobriu, Senhor
Meu desejo é te abraçar, meu amado
Meu maior prazer é te beijar, Jesus

Meu coração, alegre,
Explode de tanta paixão,
E gera em mim uma nova canção,
E canto por causa do teu amor
Minha paixão, cresce
Quando em adoração,
Sinto o afago do teu coração,
E danço por causa do teu amor *1


É interessante que em milhares de igrejas esta música é cantada, mesmo vendo que se tirar o nome Jesus, que nem se encaixa muito na melodia, ela é uma bela música de uma mulher para um homem. É uma bela poesia romântica no estilo de cantares. E que as igrejas não condenam, pois descreve simbolicamente o encontro da noiva com o noivo, ou seja, da igreja com Jesus.

Gosto de pensar que a Bíblia narra a história de amor entre um príncipe e uma prostituta, é assim que Deus descreve em Oséias. O príncipe vai até ela em forma de plebeu, mas o cafetão não o deixa levá-la. Foi quando, na briga entre os dois, o cafetão mata o príncipe. Mas o rei ressuscita ele que mata o cafetão, pega a prostituta, dá roupas novas e a leva para o seu palácio. Lá eles se casam e no baile do casamento dançam a noite toda.

Dizem que o que Jorge Amado escreveu não tem nada haver com o evangelho. Eu concordo sim, mas toda regra tem uma exceção.

Ao ouvir a música que Djavan fez com a letra dele, pensei: Deus é maravilhoso.

Alegre menina
Oh! que fizeste, sultão, de mim alegre menina?

Palácio real lhe dei, um trono de pedraria
Sapato bordado a ouro, esmeraldas e rubis
Ametista para os dedos, vestidos de diamantes
Escravas para serví-la, um lugar no meu dossel
E a chamei de rainha, e a chamei de rainha

Oh! que fizeste, sultão, de minha alegre menina?

Só desejava campina, colher as flores do mato
Só desejava um espelho de vidro prá se mirar
Só desejava o sol calor para bem viver
Só desejava o luar de prata prá repousar
Só desejava o amor dos homens prá bem amar
Só desejava o amor dos homens prá bem amar

No baile real levei a tua alegre menina
Vestida de realeza, com princesas conversou
Com doutores praticou, dançou a dança faceira
Bebeu o vinho mais caro, mordeu fruta estrangeira
Entrou nos braços do rei, rainha mas verdadeira
Entrou nos braços do rei, rainha mas verdadeira. *2


Não tem como negar, o que Deus faz com a igreja é o mesmo que um sultão faz com a prostituta. Foi exatamente esta a história que Salomão escreveu em Cantares.

Obrigado, Senhor, por nos resgatar em nossos pecados, nos vestir com roupas do palácio e dançar conosco, a tua noiva.

*1 - Casa de Davi - Composição: Davi Silva e Mike Shea
*2 – Djavan -Composição: Jorge Amado e Dorival Caymmi

Visitas no Vale

Ecoando no Mundo