9.3.09

Confissões de um egoísta...

(Perdoem-me o santo e o triunfantalista,
mas o que se segue aqui são confissões de um egoísta)

Vidas, pessoas, gente...
Senhor, estende-lhes as suas mãos, pois as minhas são demasiadamente curtas.
Estende o seu favor sobre aqueles que o Senhor me confiou tua sensibilidade para que eu enxergasse!
Manifesta a tua misericórdia...
Intercede com gemidos inexprimíveis!

Me sinto absurdamente limitado e falho...
Por vezes omisso, tímido, medroso, sem tempo e "em-mim-mesmado", egoísta, auto-centrado.
Mas o Senhor não é assim!
O Senhor se deu por nós! Por mim e por aqueles a quem eu ainda não tive coragem de anunciar a sua libertação!
Sou falho, sou incompleto, omisso, como disse, mas disponho minha mediocridade ante meu Salvador e ante aqueles a quem ele quer salvar!

Quem sou eu para isso?
Não é essa a questão...
Mas o "Eu sou o que sou" é o assunto e o verbo em questão.
Em que estão...
Em que estão minhas esperanças.
Em quem estão a misericórdia, a honra a salvação a glória e o poder!

Estende as suas mãos, Senhor! Apesar de mim!
Estende as tuas mãos e alcança os teus pequeninos!
Pastor dos pastores, o bom pastor! O único que perfeitamente deu a sua vida pelas suas ovelhas.
Não sei fazer isso. Tenho muito que aprender...

Não desampara os teus pequeninos, Senhor!
Escuta-lhes o clamor da alma...
Diante do sofrimento, da necessidade, da negligência e da indiferença... Por vezes, minha indiferença.
Escuta-lhes o clamor!
Escuta-lhes! Salva, resgata e dá vida, como só o Senhor sabe e pode fazer!
Transforma-lhes a vida em amizade real, consistente e verdadeira contigo!
Apesar de mim.
Apesar da religião.
Apesar das más intenções.
Apesar das boas intenções.
Apesar de mim, de tudo e de todos.
Apesar da política, da ganância e da corrupção.
Apesar do meu egoísmo e da minha maldade.
Apesar de mim e de quem sou.

Ouve, Senhor, a súplica exausta das almas cansadas!
A criação geme. O abandonado clama silenciosamente, sem saber o quê, nem para quem...
Venha o teu Reino... Socorro! Venha o teu Reino!
Perdoa a minha arrogância e a minha maldade egoísta.
Venha o teu Reino...

Sou pó. Sou pouco.
Mas, ainda bem que não sou a questão!
Ainda bem que aquele em questão, e em quem estão a esperança e a misericórdia, intervém.
Pode parecer muito que demora. Mas, vem! E, sim, intervém!
Intervém em mim.
Intervém na comunidade dos desgraçados.
Nós que desesperadamente dependemos da sua graça e intervenção.
Humanidade caída e carente, dependente.
Vem...

6.3.09

Prova do Líder

O reality show mais famoso do Brasil está ensinando um conceito de liderança. Explico: A convivência dentro da casa se mostra como uma guerra sem trégua, semelhante à vida selvagem dos animais que tem que matar para viver. E é nesse contexto que a liderança da casa surge como o prêmio mais cobiçado e a mais eficiente arma de guerra para fuzilar o adversário no paredão de execuções e continuar dentro da casa concorrendo ao prêmio final.

Ser o líder do BBB só é possível quando se ganha uma prova de resistência ou sorte. Aquele que ganha a prova do líder merece imunidade, privilégios, conforto, direito a indicar seu maior adversário ao paredão de execuções e passar mais dias na casa. Esses direitos definem o que é ser líder. Assim, ser líder é aquele que mata para viver, exclui para ser exclusivo, tem direitos e nunca deveres, é servido pela bajulação e nunca serve para não ser traído, é poderoso e nunca amoroso, vingativo e nunca reconciliador.

A sabedoria popular já nos diz que o verdadeiro caráter de uma pessoa é conhecido quando a pessoa está no poder.

Jesus apresenta seu caráter quando nos ensina um paradigma de liderança extremamente contra a cultura desse reality show. Jesus mostra qual é a prova para saber quem é o verdadeiro líder segundo os critérios do Reino de Deus: Servir. Esta é a prova. Jesus mostra quem é o líder quando fica despido da cintura para cima, de joelhos aos pés dos seus discípulos, com uma bacia de água na mão e toalha na outra. Lavar os pés calejados, sujos, descascados, feridos, empoeirados pelos (des)caminhos da existência. Esta foi a atitude que aprovou e definiu a liderança de Jesus como o líder-servo de todos.

A cena do lava-pés chama a minha atenção por dois motivos: Primeiro, o serviço de lavar os 24 pés acontece um pouco antes de Jesus ser preso e abandonado pelos que tiveram seus pés limpos pelo serviço do amor. Pedro e Judas que o digam. Mesmo sabendo que iria ser traído e abandonado, mesmo assim, Jesus lavou os pés dos seus aprendizes imaturos, críticos, confusos, incrédulos, frouxos, covardes, medrosos, traidores, e fugitivos até tocarem no Cristo ressurreto.

O que também me chama mais atenção no lava-pés é o que também mais intriga. Pedro rejeitou o serviço de Jesus, julgando–se não merecedor de tal serviço, ao que recebeu como resposta de Jesus: "Se eu não os lavar, então você não terá parte comigo". A resposta é a mais absurda e extremada reação contra a cultura do líder BBB. Jesus estava ensinando que as únicas pessoas com quem podemos nos relacionar são aquelas a quem lavamos os pés. Ou seja, se você não está disposto a servir, será impossível conviver e suportar as pessoas em suas imperfeições e crises. Você só pode se relacionar com quem quer que seja se estiver disposto a serví-las.

É exatamente isso que devemos fazer para prevenir, preservar e consertar relacionamentos: Servir. Assuma o lugar de servo e faça o que ninguém gostaria de fazer. Servir ou o fim do relacionamento. Servir ou viver enterrado no caixão soltário do seu egoísmo mesquinho. Servir ou carregar uma bagagem cheio de memórias de mágoas e tatuagens de ressentimentos profundos no coração. Servir ou matar o outro pela omissão do serviço.

Servir: Esse deve ser o critério para ser líder. Assim, o líder segundo Jesus é aquele que jamais exclui alguém de casa; antes serve para prevenir, preservar e consertar os relacionamentos, em vez de descartá-los e jogá-los fora. Sirva. Pois quem não vive para servir, não serve para viver com você.

Assim, quem deseja conviver com a mesma pessoa, pela mesma estrada da vida, por longos anos, precisa saber que em alguns trechos deverá levar seu par no colo, lavar seus pés empoeirados e feridos, conduzí-lo à trilha do caminho da vida, andar no mesmo caminho, mesmo que em passos diferentes; enfim, servir, sob pena de seguir viagem sozinho, ou com uma pessoa desconhecida ao lado, cujo fim é a solidão e a morte.

Em Cristo, que veio para servir e não para ser servido.

Jairo Filho

Quer ler o texto completo na íntegra? Acesse: www.blogdojairofilho.blogspot.com

3.3.09

Coisas que ninguém merece

Sei que há de concordar comigo que acontecem esquisitices na vida das pessoas, principalmente entre aquelas que se julgam normais. Importunações nem sempre declaradas, porém, inevitáveis. Parece moço ciumento no pé de menina bonita: não desgruda e quando some é por que já encontrou outra gatinha para atazanar. São coisas imerecidas, repelidas por qualquer ser de bom senso. Sim, devemos chamá-las estúpida e elegantemente de “coisas”, para evitarmos termos como banalidades, bizarrices, blasfêmias ou baboseiras. Cito, com a aprovação certa da grande maioria de meus leitores, coisas que ninguém merece:

Nariz entupido; xaveco furado; presunto vencido; peido fedido no pós-almoço de domingo; ficar na fila do cinema esperando a sala abrir; fila de banco, de lotérica, fim da fila, fim da festa, fim de amores; privada mal-cheirosa; férias em casa; não ter férias; briga de vizinho; briga de casal; parente desabrigado; chuva na praia; ser o último a ser escolhido para jogar no time de futebol; fazer gol contra; perder pênalti; ficar no banco de reservas; trocar pneu de carro em dia de tempestade; ganhar meias de presente; vírus no computador; morder a própria língua; barata; pernilongo; pasta de dente na camiseta minutos antes de sair de casa; pobre que se acha rico e rico metido; invasão de privacidade; mudar de cidade; esquecer-se da idade; cabelo duro; pão duro; dedo duro; chulé (em todos os casos e descasos); qualquer tipo de reprova, inclusive reprova em vestibular; beijo babado, gosmado, catarrado; piada sem graça; levar um, dois, três foras da paquera (pior: se acostumar com eles); segunda-feira; segundo lugar; estar com pressa e se esquecer do mais importante; chapinha no cabelo e chuva de surpresa; ir ao mercado e perder a mãe; perder a parte principal de um filme; perder o namorado; perder o ônibus; perder uma boa oportunidade, o sorriso, o juízo; perder o ingresso do show; perder o dente; perder a unha do dedão do pé; perder dinheiro; perder-se.

É claro que faltaram ainda 12.237 coisas que ninguém merece não citadas aqui, das quais não fiz questão de me lembrar ou de procurar em mim ou nas outras pessoas. O fato é que essas coisas não saem da moda. Sinta-se orgulhoso se você é uma de suas vítimas. Você é pop, é top, é refinado, gente, espécie brasileira. Estar coisado é a inclinação do momento. No entanto, essas coisas não duram eternamente. Passa e passa. Vem e desleixa. Desenrela. Que bom que tudo nesse mundo passa depressa, seja a graça ou a desgraça. Não há nada tão ruim que não possa ser piorado. Não há nada tão ruim que não possa ser superado.

Visitas no Vale

Ecoando no Mundo