29.12.08

Fé e Obras - Tiago 2:14-17 e Efésios 2:8-10

Repito e tornarei sempre a repetir quando for necessário: A Religião ensina que devemos fazer boas obras para ser salvo. Mas o evangelho ensina que somos salvos pela graça para fazermos boas obras que evidenciam nossa salvação.

Infelizmente isso não tem sido entendido pelos evangélicos. De um lado, temos aqueles religiosos extremados: Fazem muitas boas obras de caridade na esperança de serem perdoados de seus pecados e garantirem seu terreno no paraíso eterno. E de outro lado, aqueles que dizem que são salvos pela graça, mas não fazem nada para evidenciarem sua salvação, regeneração, conversão e que são discípulos de Cristo para o mundo.

Os dois textos citados acima são claros e acabam com esses extremos da religião: Pela graça somos salvos; e por isso, fomos criados em Cristo Jesus para fazer boas obras. Sendo assim, aquele que diz ter fé e não a evidencia pelas suas boas obras, essa fé está morta. Este nunca foi salvo. E aquele que diz que contribui para comprar a salvação, anula a graça da cruz de Cristo, nunca foi salvo de si mesmo nem contribui com generosidade incondicional; mas sim, faz doações com segundas intenções, a saber, ganhar créditos no céu para ser salvo.

Aplicando esses textos a tudo o que estamos sabendo sobre a tragédia no estado de Santa Catarina, não podemos cruzar os braços na inércia, exclusivamente dobrar os nossos joelhos e orar com fé, despedindo nossos irmãos alagados dizendo: “Ide em paz, aquecei-vos e saciai-vos”. Nem muito menos podemos dizer: “Vamos todos fazer caridade para que Deus no dê sua vida eterna”. Nem muito menos jogar esse sofrimento humano para a “espiritosfera” e fabricar uma batalha espiritual ilusória, dando gritos de ordem contra os demônios das tempestades, nem soltar verbos imperativos aos quatro ventos contra o demônio dos alagamentos. Não podemos fazer isso de braços cruzados, como sublimação dos demônios da indiferença que estão possuindo o coração de muitos religiosos evangélicos que preferem subir nos trio-elétricos na marcha ré do evangelho e soltar suas vozes nos púlpitos e palcos dos shows gospel a estender a mão e levantar os caídos e desesperados de Santa Catarina. Acredito que tem muitos evangélicos dizendo uma coisa ou outra; ou todas elas.

Também, essa não é a hora de fazer uma teodisséia acerca das chuvas, alagamentos, desabamentos, desabrigados e mortes. Fazendo uma teodisséia ou não, o sofrimento humano estará sempre inserido em nosso planeta. Essa não é a hora de ficar na arquibancada analisando o que acontece no campo alagado da vida, nem se esconder nas salas de ar-condicionado escrevendo sobre tragédias, nem muito menos ser inflamado pela verborragia hipócrita do discurso do “faça o que digo, mas não faça o que faço”.

Na verdade, essa é a hora de enxergarmos Jesus no rosto do oprimido e encorajá-lo, na vida do desabrigado e acolhê-lo, naquele que está nú e vestí-lo, nos que tem fome e alimentá-los; enfim, servir às pessoas servindo a Cristo, para que “assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai, que está no céu.” Mt 5:16.

A comunidade cristã onde convivo já arregaçou as mangas e está contribuindo com os nossos irmãos de Santa Catarina. Espero que a motivação da contribuição não seja para merecer a salvação nem para criar um ringue de competições e comparações para saber quem dá mais no leilão da justiça própria; mas sim, doar porque já somos salvos pela graça; e por isso, somos chamados para contribuir pela graça de Deus com os necessitados.

Em Cristo, que nos ensinou a graça de doar doando

Jairo Filho

Veja o texto na íntegra em: www.blogdojairofilho.blogspot.com

2 comentários:

Calebe Ribeiro disse...

relamente essa visao da graça sao entendidas por poucos, muitos ainda acreditam que podem obter a salvação pelas obras.

Pensamentos diários sobre a vida Cristã disse...

Atualmente tão importante quanto Pregarmos a Palavra é sua divulgação
Colocamos a sua disposição as ferramentas necessárias para expansão do alcance da sua Mensagem
A WebTVbr Oferece seu acesso a nova tecnologia “Streaming”
Criamos e divulgamos o seu Canal de Tv pela Internet
Transmita programas diários, seus cultos. Deixe mensagens gravadas para acesso Ondemand (Videoteca on Line)
Sites onde vão estar sendo vistos os seus vídeos

AOL Video uncutvideo.aol.com
Blip.tv blip.tv
Break break.com
Brightcove brightcove.tv
*Crackle crackle.com
Daily Motion dailymotion.com
Google Video video.google.com—
Graspr graspr.com
Howcast howcast.com
i2TV tellytopia.com
imeem imeem.com
Metacafe metacafe.com
Myspace myspace.com
Revver revver.com
Sclipo sclipo.com
Veoh veoh.com
Webcastr webcastr.com
Yahoo Video video.yahoo.com
YouTube youtube.com
Viddler viddler.com
Vimeo vimeo.com
5min 5min.com

Mais Ainda

- Hospedagem
- Cadastro manual em até 580 Sites de Busca.
- Envio automático a 80 mil sistemas FFAs.
- Links Patrocinados por 30 dias.
- Criação das Meta-Tags.
- Inserção de seu canal de Tv em varias WebTvs associadas
- Criação de 2 Sites para transmissão de sua TV

Veja com são os sites

Modelo simples http://adbonsucesso.site50.net)

Modelo avançado http://tvadb.webtvbr.com/

- Treinamento
- Pacote de programas de edição

Custo?
Para saber mais ligue para (21) 3367- 1365
Ou mande e-mail para:
comercial@webtvbr.com

Visitas no Vale

Ecoando no Mundo